sábado, 1 de janeiro de 2011

perigos ao tomar a pílula do dia seguinte:atenção!!!



Muitas pessoas na sua maioria jovens acreditam se tratar de um “quebra – galho” para uma relação sexual sem proteção e tem feito uso da mesma de forma rotineira, a pílula do dia seguinte só deve ser administrada em caso de extrema urgência, pois o uso freqüente da mesma acarreta muitos danos á saúde da mulher, problemas que muitas nem sequer sabem que pode ocorrer em seu organismo se usada sempre e indiscriminadamente.
Alguns problemas que a PDS (Pílula do Dia Seguinte) pode ocasionar á longo e a curto prazo:
Náuseas (15 %)
Vômitos (15 %)
Diarréias (3 %)
Fadiga (13 %)
Vertigens ou enjôos (20 %)
Dor de cabeça (10 %)
Aumento da sensibilidade mamária (8 %)
Dor abdominal (15 %)
Sangramento vaginal (31 %)
Atraso da menstruação (5 %)
A pílula do dia seguinte chega a ter dez vezes mais hormônio que as convencionais e vem concentrada uma quantia muito grande de progestagênios,e só deveria ser usada em caso de extrema urgência ou seja uma emergência como estupro ou um inevitável rompimento da camisinha, chega a ser alarmante o fato do que essa pílula pode fazer a longo prazo na saúde:
Câncer de mama e de útero
Problemas em uma futura gravidez
Trombose
Embolia pulmonar
O ginecologista e terapeuta sexual, Amaury Mendes Junior do Instituto Brasileiro Interdisciplinar de Sexologia e Medicina Psicossomática, tampouco doura a pílula:
Entre o hipotálamo, localizado no cérebro, e os órgãos genitais há um eixo que mantém o compasso do funcionamento do corpo. Hormônio em excesso interfere nesse ritmo.
Considere, ainda, que o medicamento só está sendo usado em grandes quantidades há cinco anos. Se nesse espaço de tempo já se conhecem tantos efeitos colaterais, pode se imaginar que muitos mais ainda virão à tona.
São necessários pelo menos outros cinco anos para que todos os prejuízos sejam revelados, – Estima Albertina Duarte Takiuti.
Por isso entenda os efeitos colaterais mais graves da pílula do dia seguinte :
  • Gravidez ectópica: O feto é gerado fora do útero.
A progesterona presente no remédio retarda a passagem do óvulo pelas trompas, o que pode causar o seu encontro com o espermatozóide em lugar errado”, – esclarece Amaury Mendes Júnior.
  • Trombose e embolia: Mais freqüentes em quem já tem predisposição e histórico familiar.
A grande quantidade de hormônio pode aumentar a viscosidade do sangue, o que facilita a formação de trombos”, explica Mendes Júnior.
  • Câncer de mama
Uma das funções do hormônio feminino é regular o desenvolvimento das células mamárias. Quando há um excesso da substância, as células podem crescer desordenadamente, sobretudo em mulheres com tendência para a doença. Quem tem histórico familiar de tumor no útero também corre mais riscos de vir a sofrer do mal.
Outro fator que vem preocupando também os infectologistas é o fato da negligência com as DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), que infelizmente vem aumentando com o passar do tempo.
Existem diversas formas de se previnir em um ato sexual, mas a famosa “camisinha” é a única que previne tanto doenças quanto uma possível gravidez indesejada. via
Isso todo mundo está cansado de saber, mas mesmo assim tem gente que não usa. Está na hora de criarmos juizo!! Mesmo você que namora a muito tempo, cuidado para não usar pílula do dia seguinte com frequencia. Essa coisa mata!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário